Hoje é dia mundial da alimentação!
Todos nós sabemos que não há saúde sem consciência e que uma alimentação saudável e consciente é sinónimo de vida saudável.
Uma alimentação de má qualidade pode ter graves consequências, privando-nos a pouco e pouco de toda a nossa energia e da nossa saúde.
Comer pouco é a regra de ouro, além de que devemos comer uma variedade limitada de alimentos por refeição e fazer pequenas refeições ao longo do dia.
Relembro-lhe um principio: Não se esqueça da sopa.
- A sopa é uma forma saudável e saborosa de confeccionar os hortícolas. As refeições do almoço e do jantar devem iniciar-se com um prato de sopa de legumes;
- Em termos nutricionais as sopas fornecem: vitaminas (vitamina C, ácido fólico e carotenos), minerais (cálcio, potássio, ferro, zinco, magnésio…), fibras (celulose, hemicelulose, gomas e pectinas), hidratos de carbono (em porção modesta e sobretudo de absorção lenta), proteínas (origem vegetal), gordura (pouca quantidade e monoinsaturada, o azeite);
- A sopa é saciante, reguladora do apetite, disponibiliza vitaminas e minerais é rica em fibras, fornece substâncias antioxidantes, possui baixo valor calórico, controla o peso, regula o funcionamento dos intestinos, regula os níveis de colesterol e açucares;
- A sua preparação culinária em água e a baixa temperatura impede a formação de compostos carcinogénicos, sendo a sua confeção saudável.
Tenho uma sugestão para lhe fazer hoje:
Viva bem e coma bem, num ambiente agradável.
Viver bem significa encontrar um sentido para cada um dos momentos da vida.
No dia de hoje, prepare-se para a refeição que eleger, mude de roupa, arranje-se e experimente servir a refeição o mais esteticamente possível e o mais saudável possível, com todas as regras que por certo já ouviu falar, e inicie a refeição com um prato de sopa…
Sei que são pormenores fúteis, mas é graças a estes pormenores que podemos enriquecer a nossa vida quotidiana.
São também estes pormenores que nos lembram que viver é um prazer, a saciedade não depende da quantidade mas da qualidade: a da alimentação, a do ambiente e a do espírito.
Quando um prato é bem apresentado, servido num ambiente encantador, não precisa de muita quantidade para se sentir satisfeito.
Maria José
Este Blog foi feito com todo o carinho para ajudá-la a pensar mais em si. Se tiver sugestões de temas ou dúvidas para serem respondidas é só enviar um email para avidaemtonssuaves@gmail.com