Para cada área da nossa vida existe uma zona de conforto. Quer seja no domínio profissional, pessoal, relacional, ou até mesmo no domínio da saúde, existe sempre uma zona de conforto.
Chama-se zona de conforto aos comportamentos, atitudes, pensamentos, que adquirimos por hábito. Não causam desconforto, nem medo ou ansiedade.
Causam sentimentos de segurança, estabilidade e constância. Encontra-se na zona de conforto quem está perfeitamente acomodado à sua rotina, quem não arrisca e quem aceita as coisas como elas estão.
Permanecer na zona de conforto, não é mau, não é prejudicial, contudo, a segurança e a tentativa de evitar riscos, representa uma barreira psicológica que impede por vezes de encarar desafios e melhorar a qualidade de vida.
Determinado comportamento ou pensamento é eficaz se estiver contextualizado por um conjunto de factores externos, no entanto, quando esses factores se alteram, esses comportamentos, pensamentos ou acções ficam desprovidos de sentido.
Atenção aos factores externos, esses não os podemos controlar. Por mais constantes e estáveis que sejam, um dia podem mudar.
Assim sendo, como não é possível controlar nem alterar factores externos, temos que mudar um pouco o nosso pensamento e o nosso comportamento e sair um pouco da nossa zona de conforto.
Comece a sair um pouco da sua rotina e da sua zona de conforto, até mesmo nos pequenos detalhes.
Aventure-se um pouco, experimente coisas novas, procure a novidade e variedade. Tente novas actividades, novos locais, novas comidas, por exemplo.
Mantenha um espírito aberto. Seja intelectualmente curioso, favoreça o desenvolvimento do seu potencial intelectual.
Uma dia excelente para si e faça hoje uma coisa diferente!

Maria José