Olá!
Esta semana é tempo de regressar à escola!
É tempo dos alunos partilharem a sua vida entre dois mundos, a escola e a casa!
Ao longo dos anos tenho acompanhado muitas crianças em consulta e nunca é demais relembrar.
Relembro que a boa integração, o prazer de viver num e noutro mundo dependem do equilíbrio, da compreensão, do amor recebido, das relações que se estabelecem e das trocas definidas entre estes universos diferentes. Tudo isto define os comportamentos que são gerados.
O comportamento escolar da criança está intimamente relacionado com o comportamento habitual ou ocasional dos pais, as condições de vida na família, a saúde, as preocupações, os valores, os hábitos e modelos transmitidos. A sensibilidade da criança é ainda influenciada por todos os acontecimentos familiares. Todas as ameaças ou estímulos, marcam positiva ou negativamente o seu comportamento, o seu aproveitamento e condicionam ou não, o seu prazer de viver.
É no seio da família que se aprende a viver em conjunto, as regras, a terminar os trabalhos, a valorizar a escola e os professores, a ganhar ou a perder, a comunicar, a respeitar, a partilhar, a imaginar e a sonhar.
A família, influencia a aprendizagem da criança de uma maneira positiva ou negativa, muito difícil de antever e o seu papel é insubstituível.
Desejo um dia muito feliz e um excelente ano escolar!

Maria José
Este Blog foi feito com todo o carinho para ajudá-la a pensar mais em si. Se tiver sugestões de temas ou dúvidas para serem respondidas é só enviar um email para avidaemtonssuaves@gmail.com