Olá!
No verão geralmente saímos mais de casa convivemos mais, em tempo de férias temos mais tempo para estar com as pessoas amigas e lembrarmo-nos que é muito importante saber ouvir.
É importante ouvir os amigos, quando estes necessitam de fazer um desabafo, ou quando têm algum problema, mas não devemos esquecer que não temos de perder tempo com pessoas que apenas gostam de se lamentar e não estão interessadas em fazer nada para resolverem os problemas que têm.
Se estivermos sempre a ouvir os lamentos dos outros, inevitavelmente ficaremos preocupados e tristes, sobretudo se nos deixarmos envolver pelos seus problemas .
Acabaremos também por sofrer as suas ansiedades e angústias.
Não é egoísmo da nossa parte se tentarmos proteger-nos. É importante dar algum do nosso tempo aos outros, falar e ajudar a enfrentar os problemas. Mas, também, se torna importante verificar se esses amigos estão dispostos a fazer alguma coisa para resolverem as suas dificuldades. Se isso não se verificar, não merece a pena continuar a ouvir os seus lamentos.
Se alguém estiver sempre a usar-nos, deveremos ser assertivos e dizermos que estaremos dispostos a ouvir se essa pessoa tiver algo de positivo para dizer. Não devemos ter receio de o fazer, pois desta maneira talvez percebam que afinal são pessoas negativas, sentindo-se forçados a tomar uma atitude que resolva os seus problemas, pois o seu “muro de lamentações” deixou de estar disponível.
Um excelente dia e pensamento positivo!

Maria José
Este Blog foi feito com todo o carinho para ajudá-la a pensar mais em si. Se tiver sugestões de temas ou dúvidas para serem respondidas é só enviar um email para avidaemtonssuaves@gmail.com
Olá, Maris José. Tão verdadeiro este post. Há pessoas que se lamentam por tudo e por nada, mas não procuram resolver os seus problemas. E queixam-se a quem nada pode fazer para os resolver. Costumo dizer:: “não sou eu que te posso resolver o problema: queixa-te a quem o pode fazer”, mas por vezes a necessidade de “intoxicar” alguém é tanta que não se calam.
Obrigada pelo post. Beijinhos.
GostarLiked by 1 person
Obrigada pelos comentários sempre carinhosos! Maria João, não somos reservatórios emocionais dos outros. Procuramos dar e ajudar, mas também receber. Um grande beijinho para si.
GostarGostar
Bom dia Maria José
Muito obrigada pelas tuas palavras. Toda a gente tem problemas e alguns bem graves. Estou de acordo contigo, passarmos a Vida a lamentar-nos não leva a lado nenhum, há que pedir ajuda e ir em frente e esforçar-se por minimizar as situações problemáticas.
Esta noite passei muito mal cheia de dores nas pernas, mas como não serve de nada queixar-me , nem o Alberto liga, já me habituei a estar caladinha e levanto-me, vou dar uma volta pelo quintal, apanho ar, converso com os meus adoráveis cães e regresso ao vale dos lençóis e tento dormir mais um pouco. E cá estou a enfrentar outro dia e a arranjar algo de positivo e agradável para fazer. Estou a acabar de escrever uma ata, o que não é das ações mais agradáveis. Tomei uma decisão: Vou-me inscrever numa aula de canto, talvez me anime e anime os outros ou provocarei dores de cabeça. A vida tem que ser levada com ânimo para bem de todos.
Agora vou comprara umas flores para decorar um espaço.
Um dia animado para ti.
Beijinhos
GostarGostar
Obrigada pelo comentário Ivone. Um dia feliz também para ti.
GostarGostar
Bom dia,
Sei bem o que é ser o tal ” muro das lamentações “. Entretanto já aprendi a colocar o “travão” a este tipo de situações /pessoas. É absurdo a responsabilidade que depositam em nós , como se fosse da nossa obrigação resolver o conflito/ situação. Sinto-me mais leve. Beijinhos e um óptimo dia para si.
GostarLiked by 1 person
Muito obrigada pelo seu comentário Madalena. Temos mesmo que colocar um travão a estas pessoas, não somos reservatórios emocionais dos outros. Temos que procurar dar, mas também receber. Um grande beijinho para si.
GostarGostar