Olá!
Actualmente fala-se muito em Mindfulness, sabe o que é?
A Mindfulness ou Atenção Plena tem milhares de anos e é referida por vezes como”o cerne da meditação budista», embora a sua essência, a atenção e consciência, seja universal.
A Atenção Plena é um dos maiores mimos que pode fazer a si própria.
Passamos tanto tempo a planear e a preocupar-nos com o futuro, a ruminar e lamentar o passado que, muitas vezes, nos esquecemos de apreciar o presente.
A Atenção Plena ou Mindfulness, permite-nos aprender a viver no aqui e agora, em vez de no passado ou no futuro.
Pode praticar a Atenção Plena em qualquer altura: enquanto come, caminha, cozinha, limpa, conduz, etc.
Para praticar a Atenção Plena só tem que escolher os momentos do dia em que conscientemente pára e se concentra no que se passa, nesse instante.
Como fazer:
Respire várias vezes e concentre-se. Repare no que se passa à sua volta, utilizando todos os sentidos, aprecie o que se está a passar no momento presente.
Caminhar atentamente é uma maneira esplêndida de praticar a Atenção Plena.
Para fazer uma caminhada atenta, saia e ande lentamente, experimentando plenamente as sensações de dar um passo de cada vez. Ande e deixe-se dominar pelos sentidos. Sinta o aroma da relva e das árvores, repare nas casas por onde passa e as pessoas que vê, oiça os sons dos pássaros a chilrear, dos cães a ladrar.
Se caminhar na cidade, esteja consciente dos sons dos carros e autocarros, do cheiro dos restaurantes por onde passa e do rosto das pessoas que vê. Tente manter-se no presente.
Quando lhe vierem outros pensamentos à mente, reconheça-os lentamente, mas solte-os a seguir, para regressar ao momento presente. Depois da caminhada, tente aplicar essa Atenção Plena durante o resto do dia.
Estudos revelam que a aplicação da Atenção Plena tem influência na saúde, no bem-estar e na felicidade das pessoas.
A Atenção Plena é uma prática, recomendada pelo Instituto Nacional da Saúde e Cuidados de Excelência do Reino Unido para combater a ansiedade e depressão.
Pratique, para ser eficaz a Atenção Plena requer empenho .
Maria José

Este Blog foi feito com todo o carinho para ajudá-la a pensar mais em si. Se tiver sugestões de temas ou dúvidas para serem respondidas é só enviar um email para avidaemtonssuaves@gmail.com
Boa noite Maria José
Estou de acordo. É verdade, muitas vezes agarramo-nos ao passado e às coisas que nos entristeceram. Acabamos por nos sentir mal e entramos em depressão. Outras vezes vivemos em função do futuro e esquecemos o presente e nem apreciamos a beleza do momento. Vivemos em constante stress, sempre a acelerar. Quando decido caminhar, quando me desafiam, são uns momentos sem outras preocupações e nesses breves instantes, sim, breves, porque não tenho caminhado mais de 45m, posso prender o meu olhar nas pequenas maravilhas que existem no mundo e chego a casa com outra disposição. Devíamos poder ter momentos belos. Temos que ter momentos que nos tornem mais felizes. Vamos caminhar mais vezes. Beijinhos.
GostarGostar