Olá! Olá!
Uma forma de compreender e decidir se uma situação ou problema é controlável ou incontrolável é pensar na conhecida “Oração da Serenidade” de Reinhold Niebuhr:
“Deus, dai-me a serenidade para aceitar as coisas que eu não posso mudar, a coragem para mudar as coisas que eu posso, e a sabedoria para saber a diferença”
A vida é complexa. Não podemos controlar todos os acontecimentos, por isso, é necessário aprender a desprendermos-nos de determinadas coisas e concentrarmos-nos naquilo que podemos controlar.
Por exemplo, não controlamos se vamos ficar doentes, mas podemos controlar o que comemos, com que frequência fazemos exercício, ou se vamos ao médico com regularidade.
Da mesma maneira, não controlamos o que as outras pessoas pensam de nós, mas podemos adequar o nosso comportamento, o tipo de pessoa que somos e como nos apresentamos ao mundo.
Não podemos controlar o que se passa em nosso redor, mas podemos controlar a nossa atitude, a forma como reagimos às situações e a energia que colocamos nas acções.

Desejo-lhe um dia magnífico!
Maria José