Um dos problemas da depressão é o seu surgimento tão subtil que muitas pessoas nem se apercebem. A espiral descendente da depressão e os seus efeitos nos níveis de energia, na realização do trabalho, na capacidade de comunicar com colegas, família, amigos e na qualidade de vida de um modo geral é quase devastadora.
A depressão pode ter várias causas, pode surgir devido a elevados níveis de stress que perduram no tempo, exposição a uma crise nos acontecimentos do dia-a-dia, ou simplesmente por uma sensação de fracasso na realização dos objectivos.
O limiar entre longos períodos de infelicidade, exaustão, privação do sono, preocupações, sensação de falta de controlo é frequentemente indefinida.
Apresento-lhe uma lista de sintomas, se sentir quatro ou mais dos sintomas seguintes durante mais de duas semanas, deverá consultar um médico, procurar psicoterapia ou optar por uma linha de acção pessoal.
- Sente-se continuamente triste, ansiosa ou tem uma sensação de vazio?
- Sente-se cansada ou mais lenta apesar de não ter motivo para tal ?
- Perdeu o interesse na alimentação, no trabalho, naquilo que sentia prazer antes?
- Costuma acordar muito cedo de manhã, durante a noite ou tem problemas para adormecer?
- Perdeu peso (sem fazer dieta) ou aumentou de peso?
- Tem dificuldade em pensar, concentrar-se ou tomar decisões?
- Sente-se culpada?
- Sente-se inútil?
- Tem dores físicas sem causa física?
- Pensa na morte ou suicídio?
Reconhecer que tem um problema e saber quando e onde deve procurar ajuda é a chave para controlar o problema.
Um dia feliz para si!

Maria José
Este Blog foi feito com todo o carinho para ajudá-la a pensar mais em si. Se tiver sugestões de temas ou dúvidas para serem respondidas é só enviar um email para avidaemtonssuaves@gmail.com