Nos tempos actuais muitas pessoas, sobretudo mulheres, ainda têm tendência para ser subservientes, por uma questão de educação ou porque só tiveram como modelo esse padrão de comportamento.
Infelizmente, a subserviência exige tempo, energia e a longo prazo pode desencadear ansiedade e depressão. É impossível agradar a toda a gente, por muito que nos esforcemos, além disso, não podemos desejar que todas as pessoas gostem de nós.
Identifique se tem alguns destes comportamentos subservientes:
- Coloca as necessidades dos outros acima das suas.
- Guarda a sua opinião para si porque pensa que incomoda os outros.
- Diz que sim a todos os pedidos.
- Sente-se culpada quando diz não.
- Sente-se egoísta quando faz qualquer coisa para si própria.
- Reprime emoções porque receia que, se as expressar, incomodará os outros.
- Parece feliz quando não está.
- Evita o confronto.
Se se identificou com alguns comportamentos, é tempo de reflectir sobre como pode mudar o seu comportamento.Ser subserviente, não é um comportamento saudável, ao permanecer em sintonia às necessidades reais ou percepcionadas dos outros, esquece-se das suas próprias necessidades, agindo contra os seus próprios interesses. Comece aos poucos, manifestando as suas opiniões, ou dizendo não, a um pequeno favor. Expresse algumas das suas emoções em vez de as reprimir. Principie a colocar as suas necessidades em primeiro lugar.
Um dia feliz!

Maria José
Este Blog foi feito com todo o carinho para ajudá-la a pensar mais em si. Se tiver sugestões de temas ou dúvidas para serem respondidas é só enviar um email para avidaemtonssuaves@gmail.com
agradeço pela ajuda deste blog,por que discobri que tenho manifestacao de comportamento subserviente,que me prejudica nas contribuicoes na aulas em plenaria.
GostarLiked by 1 person
Obrigada Justino por comentar. Sinto-me grata em ajudar de alguma forma. Um abraço
GostarGostar