“Não” é uma das palavras mais difíceis de dizer.
Eu assumo que por vezes também tenho alguma dificuldade em dizer não.
O constrangimento do “Não” é porque não gostamos de decepcionar as pessoas, fomos educados para ser simpáticos, queremos que nos apreciem, que gostem de nós. Gostamos de ser vistos como boas pessoas. Por isso, é uma reacção natural querer agradar aos outros e tornar a vida fácil para toda a gente, concordando sempre que possível.
Quando dizemos não, parece que ficamos com sentimento de culpa e acabamos por dizer que sim para agradar. Ficamos a fazer coisas que ocupam tempo, que não contribuem para as nossas prioridades e felicidade e, mais que tudo isso, que não queríamos fazer.
Parece egoísmo, mas acredite que não é, dizer não evita algumas contrariedades e arrependimentos no futuro.
Devemos fazer coisas que contribuam para o nosso bem-estar. Os desejos das outras pessoas só deverão ser incluídos quando tivermos tempo, energia e vontade. O que quer dizer que, por vezes, e perante situações específicas devemos agir com assertividade que é, indiscutivelmente, uma forma de transmitir a nossa convicção perante uma realidade objectiva.
Pode dizer “Não” utilizando estes recursos:
- Dizer apenas que não, o que é realmente difícil de fazer;
- Dizer não com um «porque»;
- Dizer não com um «que tal».;
- Não dar a resposta de imediato, pedir um pouco de tempo, para pensar e tomar a decisão certa e, se a resposta for não, pensar como vai dá-la.

Um dia feliz para si!
Maria José
Este Blog foi feito com todo o carinho para ajudá-la a pensar mais em si. Se tiver sugestões de temas ou dúvidas para serem respondidas é só enviar um email para avidaemtonssuaves@gmail.com