Todos temos uma lista de hábitos que gostaríamos muito de concretizar. Caminhar todos os dias durante uma hora, ir ao ginásio três vezes por semana, começar uma dieta, experimentar uma aula de ioga, ler todos os dias 100 páginas, meditar 15 minutos…
Parecem pequenos objectivos e muitas pessoas conseguem cumpri-los, mas, para outras pessoas, eles não são assim tão pequenos e aparecem as desculpas por não os cumprir.
Por exemplo ” hoje estou muito cansada para ir ao ginásio”, “começo a meditar amanhã”, “a aula de ioga pode ficar para a semana que vem” “afinal, começo a dieta na próxima segunda-feira”…
Criamos explicações diversas para nos libertar da culpa de não conseguirmos integrar esses novos hábitos na nossa rotina já definida.
Cada um de nós possui um sistema único de hábitos, muitos deles são adquiridos na infância e são cultivados durante toda a vida. O que se faz por força do hábito requer pouca energia mental. Anos e anos a repetir os mesmos hábitos atingimos a eficiência e habilidade.
Mas se não crescemos com esse hábito, adquiri-lo, exige algum esforço, consideramos cansativo e ficamos com alguma preguiça para o fazer. Mas, se tomarmos a resolução de iniciar com metas modestas, como “esta semana vou evitar comer doces” ou “hoje, vou ler apenas dez páginas”, “esta semana, vou meditar 2 minutos”, vai funcionar, pois estes hábitos são fáceis de serem cumpridos.
Pré determine pequenas metas e prazos curtos. Se funcionar, renove-os e vá aumentando as resoluções. Reafirme o acordo consigo mesmo diariamente.
Os hábitos não são cansativos, nós somos feitos de hábitos. Construir um novo hábito, é uma grande realização.
Se esses novos hábitos mudarem os nossos padrões e trazerem mais saúde, produtividade, estabilidade financeira e deixarem-nos mais felizes, o que temos a fazer é Experimentar!
“Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um efeito, mas um hábito.
– Aristóteles
Um dia feliz, com boas resoluções!
Maria José
Este Blog foi feito com todo o carinho para ajudá-la a pensar mais em si. Se tiver sugestões de temas ou dúvidas para serem respondidas é só enviar um email para avidaemtonssuaves@gmail.com
Olá Maria José Tens toda a razão. Obrigada pelos teus conselhos. A preguiça e o cansaço muitas vezes não ajudam a cumprir o que nos propomos fazer. Talvez não tenhamos muita vontade de mudar hábitos pois os que estão tão enraizados e que nos ocupam o tempo todo, até nos impedem de pensar e tomar as resoluções mais acertadas e saudáveis. Dou comigo a pensar muitas vezes que no dia seguinte vou mudar a maneira de encarar a vida tão stressante, que terei mais cuidado com a alimentação, com as horas de dormir, enfim, imensas coisas que nos trariam benefícios, mas acaba sempre por ficar no amanhã, como tu dizes. O querer tem grande poder, vamos ver se consigo tomar uma boa decisão e começar por dar todos os dias uma caminhada. Certamente vai trazer-me uma melhor disposição. Obrigada mais uma vez pelas tuas palavras. Beijinhos Ivone
GostarLiked by 1 person