Olá!
As férias e a sensação de relaxamento que produzem deveriam durar algum tempo depois de regressarmos às actividades profissionais, mas nem sempre acontece e após o regresso ao trabalho poderá surgir uma certa melancolia e um pouquinho de ansiedade.
A melancolia, por vezes, associa-se a alguma ansiedade pelo facto de terminar uma época que é vivida com calma, onde não há horários rígidos a cumprir, prazos ou objectivos, em que estamos juntos da família ou de amigos, possibilitando segurança, bem-estar, momentos de felicidade.
Este período, que para além do retorno à rotina do trabalho, com todo o descontentamento ou não, poderá ter relativamente a este a incerteza, a exigência, o relacionamento com os colegas ou com o superior hierárquico. É o período de conciliação de horários.
Conciliação com as actividades pós-laborais, com os horários escolares, extra curriculares, novas actividades, novos horários e novas rotinas.
Até que a rotina da vida familiar esteja definida é natural manifestar-se sempre alguma ansiedade. No entanto, não vamos fazer do regresso ao trabalho, uma fonte de emoções negativas.
Além de trabalharmos necessitamos também de alguma felicidade. Se tivermos algo que nos distraia, uma compensação agradável, executaremos o trabalho com mais gosto, menos ansiosamente e a sensação de cansaço fica atenuada promovendo um certo equilíbrio.
Faça uma lista de compensações de quinze minutos, isto é, de pequenos intervalos que poderá intercalar com o seu dia de trabalho, além de lhe reforçarem as energias, darão um novo impulso ao seu estado de espírito.
Nessa lista poderá incluir: falar com os colegas de coisas animadas, ir tomar um café, dar um pequeno passeio a pé, fechar os olhos e meditar, telefonar a uma pessoa amiga, ouvir um pouco de música, ler uma revista, ir beber um copo de água fresca, sair e apreciar a luz do dia, o vento na cara, comprar flores frescas, fazer umas pequenas férias mentais, recorda-se?
Pense, hoje vai ser um dia formidável!

Maria José
Este Blog foi feito com todo o carinho para ajudá-la a pensar mais em si. Se tiver sugestões de temas ou dúvidas para serem respondidas é só enviar um email para avidaemtonssuaves@gmail.com