Olá!
Quantos de nós fica por vezes sem saber o que fazer ou que dizer, perante alguém que sofreu uma perda ou se encontra a passar por uma situação de doença.
É muito importante incentivar a pessoa a falar sobre a sua situação, a forma como a encara e a exprimir os seus sentimentos.
Deve-se no entanto deixar que seja o próprio a conduzir a conversa e falar do que desejar, deixando-o falar livremente, respeitando sempre os seus silêncios e o seu ritmo pessoal. Por vezes, poder-se-á direccionar as questões para os seus sentimentos, medos e preocupações, o que muito frequentemente pode provocar o choro, mas consequentemente, vai aliviar a tensão.
Falar sobre os problemas e preocupações ajuda a integrá-los em vez de os negar, promovendo portanto uma adaptação e ajustamento à realidade.
Está demonstrado que o simples facto de falar sobre os sentimentos, dúvidas, receios, angústias e outros estados emocionais, reduz significativamente a ansiedade e o stress.
Por isso, quando estiver perante alguém que sofreu uma perda ou se encontra numa situação de doença, não tenha receio de falar sobre a situação, ou unicamente ouça o que a outra pessoa tem para dizer.
Uma excelente quarta-feira para si!

Maria José
Este Blog foi feito com todo o carinho para ajudá-la a pensar mais em si. Se tiver sugestões de temas ou dúvidas para serem respondidas é só enviar um email para avidaemtonssuaves@gmail.com