Saber gerir o tempo

Olá!ed31a031e4737112a7bd125bba2ae250

No último fim de semana, passou no telejornal uma reportagem sobre stress, sendo a falta de tempo um dos grandes responsáveis pela sua manifestação.

O editorial do mês de Janeiro, aqui no blog, foi precisamente sobre  Dê valor ao tempo.

O tempo é o único bem que todos nós temos e o único que não pode ser trocado, substituído, comprado ou vendido. Ele passa e não volta. Todos nós temos a mesma quantidade de tempo, 24 horas por dia para realizar as nossas actividades diárias, para nos alimentarmos e dormir.

Mas há pessoas  que sabem  agir sobre o tempo e têm tempo para fazer tudo. Com elas o tempo perdura, sabem gerir o seu tempo de uma forma eficaz.

Qual o segredo?

Há algumas tarefas que exigem uma comparência fixa, que têm um horário definido, todos nós sabemos quantas horas aplicamos diariamente na profissão, na universidade ou noutras ocupações previamente estabelecidas. Mas, durante o resto do tempo, esperamos que tudo se encaixe na perfeição. E por vezes, não conseguimos que as coisas se encaixem como desejaríamos e ficamos com um sentimento de frustração. Parece nunca haver tempo suficiente para tudo o que queremos e temos de fazer. Isso leva ao stress. O trabalho e a nossa vida pessoal suportam, mas vemos o tempo a passar.

Como podemos gerir o nosso tempo de forma mais proveitosa?

Para uma boa gestão do tempo é necessário  método, organização e disciplina.

Mas  consiste também em registar, planear, controlar e melhorar a utilização do tempo.

Ao planear o tempo é necessário verificar o tempo empregue em atividades que o desperdicem.

Eliminar tarefas desnecessárias ou ineficazes é ficar com mais tempo livre para as nossas prioridades, seja no emprego, em casa ou no lazer.

Faça um registo do seu tempo, anote o início e o final de tudo o que faz, desde que se levanta, até que se deita. Não se esqueça de incluir actividades triviais, como lanchar, conversar, ler, etc. Faça um balanço do seu tempo, veja quanto tempo consome em cada actividade e quanto tempo lhe sobra ao fim do dia. Assim, consegue ter uma ideia clara de onde consome grande parte do seu tempo e consegue ver onde o pode poupar. Parte do tempo é gasto em actividades que não pode evitar e que são vitais para a sua vida, por exemplo dormir, comer, higiene pessoal, vestir, chegar ao emprego. Outros compromissos serão escolha sua, fazer desporto, actividades de lazer. Outras actividades ser-lhe-ão impostas tais como determinados compromissos profissionais, actividades extracurriculares dos filhos, cuidar de um familiar doente, etc.

Ao perceber como consome o seu tempo, tem três formas de o poupar.

Pode eliminar ou alterar algumas atividades, pode reduzir o tempo que elas tomam, ou pode reorganiza-las para melhor utilizar o seu tempo.

Há uma actividade que não convém que reduza, as suas horas de sono. Durma o suficiente, diminua antes o tempo que passa em frente à televisão.

Queixa-se da falta de tempo?

2ee42af24651aca232193d841972eb70
Imagens: Pinterest

 

Maria José

Blog foi feito com todo o carinho para ajudá-la a pensar mais em si. Se tiver sugestões de temas ou dúvidas para serem respondidas é só enviar um email para avidaemtonssuaves@gmail.com

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s