Olá!
Com a chegada do Outono, em que os dias são mais pequenos e com menos luz há uma maior probabilidade para o aparecimento de sintomatologia depressiva.
Esta sintomatologia ocorre devido à menor incidência de luz no inverno, bem como pela mudança de hábitos, com a tendência a ficar mais tempo em casa ou em lugares fechados e convivendo menos.
Do ponto de vista psicológico a falta de luz e os dias mais curtos remetem para uma postura mais interiorizada, onde a energia é redirecionada para o mundo interno favorecendo a reflexão.
Sendo a reflexão benéfica para algumas pessoas através da qual pode levar a um maior autoconhecimento (clique aqui) ou para o estabelecimento de novas metas e novos projectos com uma postura positiva e uma atitude resolutiva, para outras pessoas esta reflexão, poderá levar a sentimentos de frustração, tristeza, ansiedade, preocupação, diminuição de energia.
Como definir a depressão?
A doença depressiva define-se por um aumento excessivo das sensações diárias que acompanham a tristeza. Trata-se de uma perturbação do humor, de gravidade e duração variáveis, que é frequentemente recorrente e acompanhada por uma diversidade de sintomas físicos e mentais, que abrangem o pensamento, os impulsos e a capacidade crítica.
A doença depressiva é reconhecida habitualmente pela própria pessoa ou pelos seus familiares e amigos próximos, quando os sintomas se agravam ou persistem durante muito tempo.
Sintomas:
- humor triste persistente;
- perturbação do sono;
- perda do interesse ou do prazer pelas actividades habituais;
- diminuição da energia e fadiga;
- perda do apetite ou do peso
- diminuição da eficiência
- auto-recriminação e culpa;
- incapacidade para se concentrar e tomar decisões;
- postura e gestos característicos;
- diminuição do desejo e da função sexuais.
Para além destes sintomas estão também frequentemente presentes, outros sintomas como a ansiedade, irritabilidade, agitação e lentidão.
Se tiver alguns destes sintomas, se eles se tornarem persistentes e aumentarem de intensidade, consulte um médico, mas pode seguir também as sugestões indicadas abaixo.
Se for uma alteração de humor associada à mudança de estação, o que pode fazer para sentir mais alivio e ultrapassar este período:
- Faça uma alimentação equilibrada. A fruta e os vegetais frescos são especialmente recomendados.
- Durma bem, mas se não conseguir dormir tão bem quanto desejaria, não se preocupe demasiado.
- Saia de casa, beneficie da luz do sol, faça um pouco de exercício físico nem que seja uma caminhada longa;
- Faça um relaxamento adequado;
- Mantenha o convívio social;
- Evite o álcool. Limite a sua ingestão de chá e café, por serem demasiado estimulantes.
Maria José
Este Blog foi feito com todo o carinho para ajudá-la a pensar mais em si. Se tiver sugestões de temas ou dúvidas para serem respondidas é só enviar um email para avidaemtonssuaves@gmail.com