Olá a todas!
Está recordada das sugestões para o Mês de Julho? Se não se lembra, clique aqui
Limpe o seu frigorífico
Recorda-se? Não é muito inspirador pois não?
Mas temos uma casa para cuidar, que requer alguns cuidados pois a nossa casa é o nosso Templo … portanto vamos ao trabalho.
Esta é uma tarefa que já deve ter realizado algumas vezes, mas será que o faz da melhor forma?
O frigorífico é um dos electrodomésticos indispensáveis na nossa casa, pois é onde conservamos grande parte dos nossos alimentos e um dos que mais trabalha, sendo usado por toda a família várias vezes ao dia.
Por isso mesmo é propício a adquirir sujidades, do leite que às vezes pode derramar, os molhos que podem entornar ou cheiros de alimentos que ficam entranhados, como o cheiro dos legumes estragados.
Um frigorífico bem limpo é indispensável para a nossa saúde.
Para além da limpeza diária (sobretudo à parte exterior, devido às pequenas sujidades da cozinha) deveremos fazer uma manutenção semanal (verificando os prazos de validade dos alimentos, a presença de fruta ou legumes estragados, ou algum odor desagradável) e por fim, é importante fazer uma boa limpeza periódica (três em três meses) aproveitando uma altura em que o frigorífico se encontrar mais vazio.
Por isso mãos à obra, vamos necessitar de:
- Esponja
- Panos macios
- Escova de dentes
- Detergente de loiça
- Vinagre ou bicarbonato de sódio
- 1 Limão
- Água quente
Como limpar:
- Desligar o frigorífico (opcional);
- Esvaziar tudo;
- Retirar todas as prateleiras e acessórios e lavar tudo muito bem com água corrente e o detergente de loiça habitual;
- As portas e paredes internas podem ser lavadas com água quente e vinagre diluído ou água quente e bicarbonato de sódio;
- Limpar muito bem a vedação de borracha esfregando bem, pois é um local propício a criar bolor, devido às manchas de humidade (para esta limpeza pode-se usar uma escova de dentes velha, pode-se juntar ainda à solução de água com vinagre, algumas gotas de limão pois ajudam a eliminar as manchas;
- Passar um pano para ajudar a secar;
- Por fim limpar parte exterior com o detergente de cozinha habitual;
- Tudo Ok. Pode-se arrumar os alimentos.
Não se esqueça que cada coisa tem o seu lugar:
Na prateleira superior devem ficar os iogurtes, queijos, fiambre, alimentos pré-cozinhados,massas frescas.
Nas prateleiras intermédias é onde se concentra a temperatura mais elevada, por isso deve-se colocar as carnes cruas, peixe, tartes, bolos, sopas, alimentos acabados de cozinhar (nunca colocar os alimentos quentes).
Nos compartimentos existentes na porta do frigorífico, pode colocar as embalagens de leite, sumos, natas, manteiga, molhos.
Os legumes e os frutos deverão ser guardados nas prateleiras ou gavetas inferiores.
Então custou muito?
Sabe tão bem abrir o nosso frigorífico e ver tudo limpinho e organizado! Logo me contam.
Maria José
_________________________________________________________________________________________________
Este Blog foi feito com todo o carinho para ajudá-la a pensar mais em si. Se tiver sugestões de temas ou dúvidas para serem respondidas é só enviar um email para avidaemtonssuaves@gmail.com